domingo, 20 de abril de 2008

Você já tentou mudar o jeito de ser de alguém?

Você já tentou mudar o jeito de ser de alguém? Pois é um grande erro de nós seres humanos. Mas quem nunca tentou? Deus nos criou com propriedades. Temos diversas características que nos fazem diferentes uns dos outros. Imagine se fôssemos todos iguais? Como seria chato não é mesmo? É muita prepotência e arrogância de nossa parte pensarmos que podemos mudar o jeito de ser de alguém para o jeitinho que queremos. Mas por outro lado o que fazer para lidar com as situações adversas que surgem em razão da incompatibilidade de personalidades?

O primeiro passo é compreender que somente Deus pode mudar não só as pessoas mas qualquer situação. “E Todos nós, com o rosto desvendado, comtemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”(1Co 3.18). Ao invés de ficarmos tentando mudar o jeito de ser de alguém é muito mais fácil buscar de Deus a transformação. É importante ressaltar que isso só acontece se esta for a vontade de Deus, afinal não podemos sair por aí afora querendo que as pessoas mudem por um capricho nosso.

Outro item importante é perceber se não é implicância de nossa parte tomar por insuportável as atitudes das outras pessoas. Ás vezes uma simples mania se transforma em algo irritantemente grandioso. Será que o problema não está em nós mesmos? Afinal no mundo de hoje o ser humano tem se tornado cada vez mais egoísta e intolerante e acabamos por não compreender os defeitos dos outros. Precisamos aprender a conviver em paz e amor. Ao invés de brigar precisamos ajudar aos irmãos em suas dificuldades ou deixar para lá o que não é grave.

Eu mesma, pego-me constantemente tentando mudar o jeito de ser das pessoas próximas a mim que acabaram de se converter, por exemplo, mas Deus tem me mostrado que elas irão mudar suas atitudes de acordo com o poder que vem dele. Muitas vezes, queremos que as pessoas ajam diferente de como agiam no passado, num piscar de olhos, de um dia para o outro. Cada ser humano leva um tempo específico para ser transformado e isso deve ser levado a sério por todos nós.
Este assunto pode parecer algo simples, ou até mesmo, irrelevante, mas isso pode se tornar um complicador em nossos relacionamentos cotidianos, seja com nossa família, amigos, colegas de trabalho e mais ainda, com o cônjuge.

Se o jeito de ser de alguém lhe incomoda, reflita se isso é um desvio de cárater ou se é simplesmente uma mania boba que pode ser relevada mediante tantas coisas boas que aquela pessoa representa ou faz por você. Em ambos os casos a melhor opção que temos é a de ajudar com amor as pessoas que estão próximas a nós. Auxiliando-aa em suas dificuldades, sem cobrar, mas incentivando-as para que ela busque de Deus o que ele quer desta pessoa.

Que Deus abençõe a todos!

Por Vanessa Freitas
redacao@lagoinha.com

Um comentário:

Eni disse...

ja tentei mudar jeitos de pessoas, sei que so Deuspode fazer isso, ainda mais quando se trata de pessoas sem carater.um abraco