sexta-feira, 4 de junho de 2010

Priorizando Prioridades

O que devo fazer primeiro?

Sabe aqueles dias em que você tem várias coisas para fazer, mas não sabe por onde começar? E quando você percebe as horas já passaram e você não fez praticamente nada? Quantos de nós já não vivemos uma situação assim? Não há nada pior - principalmente para aqueles que são ansiosos - quando isso acontece. O dia vai embora e você não conseguiu resolver metade dos seus problemas.

Existe uma palavra na língua portuguesa que é muito conhecida, porém pouco lembrada pelas pessoas: prioridade. É ela que nos ajuda a separar, por ordem de importância, o que devemos fazer primeiro. A palavra "prioridade" quer dizer primazia de tempo, de ordem ou de categoria, isso quer dizer que você precisa e deve saber selecionar o que é mais importante executar no momento. Vamos supor que você tenha "x" coisas para resolver. O que fazer? Verifique o que é primordial para àquela hora. Se existe algo ou algum serviço que você possa fazer em outra ocasião, sem atrapalhar o andamento das coisas, faça depois. Não adianta querer resolver tudo ao mesmo tempo. Quando isso acontece você se estressa, sua cabeça fica confusa e, ainda por cima, desconta nos outros a sua falta de organização.

A não priorização de tarefas é uma perigosa armadilha que nos faz desviar do objetivo a qual pretendemos alcançar. E isso vale não só para as situações cotidianas, mas para a vida espiritual também. Não são poucas as pessoas que querem participar de vários ministérios da igreja ou executar diversas atividades ao mesmo tempo, contudo, acabam não fazendo nada ou fazem mal feito. Não conseguem, se quer, priorizar a vida com Deus que, na maioria das vezes, fica em último plano. Existem também aqueles que não sabem o que querem. Hora estão no louvor, no diaconato, no teatro, na intercessão... Qual é a sua prioridade? Para qual ministério Deus tem lhe chamado? Certifique-se do que Deus tem para você, priorize o que Ele tem colocado no seu coração e dedique-se a isto.

Quem sabe você possa estar me perguntando: "E quando tudo é prioridade?". Isso acontece com aqueles que querem tudo para ontem. Tudo é importante e precisa ser feito na hora desejada. Entretanto, de nada adiantará isso, pois sempre existirá algo que merecerá maior atenção do que as outras coisas. Então, nada de ansiedade ou de querer "arrancar a cabeça" de outrem.

Que a partir de hoje, sempre quando você tiver várias coisas para realizar, veja o que é mais importante num primeiro instante. Saiba priorizar suas atividades. Considere o que é melhor ou indispensável. Talvez, influenciado por outras pessoas, você tem sido levado pelo que os outros acham. Errado. Você é quem sabe até onde o seu corpo físico agüenta, o tempo que tem disponível, a responsabilidade e o compromisso para a execução de cada tarefa.
Os planos do diligente conduzem à abundância; mas todo precipitado apressa-se para a penúria. (Pr 21.5.)

Ana Paula Costa
www.lagoinha.com

Nenhum comentário: