sexta-feira, 4 de junho de 2010

Síndrome de Saul

Olhando ao seu redor, as tribos de Israel notam que as outras nações são regidas por um rei. Os líderes das tribos procuram o profeta Samuel e insistem para que ele constitua um rei. A pressão é forte. O profeta alerta dos problemas que ocasionariam ao se ter um rei. Que problemas são esses? opressão, tirania, impostos altos e tantos outros. Mas o povo não quer dar ouvidos, o que eles mais querem é um rei. Querem ser como as outras nações , porém o desejo de Deus é que eles não sejam como as outras nações.

O povo é atendido e Samuel, ouvindo ao Senhor escolhe um rei. O escolhido, segundo o primeiro livro de Samuel no capitulo 9 e versículo 2 "era um jovem de boa aparência, sem igual entre os israelitas; os mais altos batiam nos seus ombros".

O escolhido para reinar foi Saul.

No inicio de sua trajetória como rei se mostra humilde, submisso e sensível, porém quem conhece a história, sabe que ele perderá a modéstia rapidinho, tornando-se uma pessoa arrogante, cruel e principalmente vingativo. Perdeu aquele espírito humilde.

Esse momento na história de Israel trás um grande ensino para os dias de hoje. Estamos repletos de seminários, livros, simpósios e cursos para líderes e cada vez mais vemos líderes dominados pela "Síndrome de Saul". Pessoas que iniciam com um bom coração, que trazem características tão lindas, mas quando assumem uma posição de destaque, um cargo, um ministério ou um departamento, acabam se convertendo em pessoas orgulhosas e inflexíveis e com uma imensa dificuldade de se arrependerem.

Estão infectados pela "Síndrome de Saul. Perderam sua legitimidade e deixaram o amor de lado. Eis aí um grande alerta para aqueles que querem ser líderes ou já são neste vasto mundo evangélicos de líderes que abusam espiritualmente e que se sentem o "rei da cocada preta".

Será que você já não foi infectado pela "Síndrome de Saul"? Se foi, ainda há tempo de se jogar arrependido nos braços do Pai.

P.r Luciano Manga

Nenhum comentário: