sexta-feira, 4 de junho de 2010

Encontro com o nosso eu

"eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue" Salmos 51:3

Quem de nós já não parou diante do espelho e questionou o reflexo estampado naquele vidro dizendo: "mas esse não sou eu!". Muitas vezes queremos fazer um retoque naquela imagem, mudar alguma coisa que vemos e que não se parece com a imagem que temos em nossa mente. Se não existisse espelho ou nada que refletisse nossa real imagem poderíamos viver projetando em nossa mente qualquer aparência que nos agradasse. Mas o espelho nos mostra quem realmente nós somos e quanto melhor a sua qualidade e maior a iluminação do ambiente, mais detalhes ele vai revelando. Detalhes que não gostamos, uma ruga aqui, uma mancha acolá, menos fios de cabelos ou de cor branca. A despeito de muitas vezes não gostarmos do que vimos ninguém coloca um espelho em um quarto escuro. Ou utiliza vidro fosco em sua confecção. Todos querem espelhos grandes, bem nítidos num ambiente iluminado.

Em II Samuel capítulo 12 o profeta Natã conta uma história para o rei Davi, a história de um pobre homem injustiçado por outro poderoso e rico. O senso de justiça de Davi o deixou indignado e disse: "Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte!". Davi estava diante de um espelho fosco, mal iluminado não conseguiu ver ele mesmo naquela história e para sua vergonha e humilhação o profeta teve de dizer em alto e bom som: "Você é esse homem!".

Muitas vezes não conseguimos enxergar a nós mesmos. Não queremos ter um encontro com o nosso verdadeiro eu e encarar suas fraquezas e mazelas. Confessá-la diante de Deus e dos homens e viver em paz. Preferimos fazer imagens de nós mesmos, projetar em nosso subconsciente o que achamos o ideal ainda que nosso consciente saiba toda a verdade.

Em certa semana participei de uma reunião com os coordenadores de departamento da Portas Abertas e nessa reunião eu pude perceber, diante do relato deles, que muitas vezes fiz e disse coisas que projetaram uma imagem que não podia ou queria ver. Não era aquela imagem que eu projetava em minha mente, mas diante daqueles irmãos e irmãs, profetas de Deus, pude ouvir : "Você é esse homem!". Pude perceber nesse dia a graça de Deus em minha vida, usando aqueles irmãos para refletirem o meu verdadeiro eu e com isso buscar o perdão de Deus e dos irmãos como fez Davi, e ser aperfeiçoado.
Não fomos criados para viver sem "espelhos". As pessoas a nossa volta são usadas por Deus para nos ajudar a refletir o nosso verdadeiro eu e com isso nos aperfeiçoarmos para que possamos viver em "paz com todos os homens, na medida em que isso dependa de nós."

Não tenhamos medo de nos encontrar conosco mesmo. A medida que olhamos para nós mesmos poderemos melhorar nosso relacionamento com nossos irmãos e com Deus.

Por mais difícil que possa ser, deixe-se refletir e encare a realidade. Só assim Deus poderá ir te aperfeiçoando e o deixando mais parecido com Ele.

Pr. Carlos Alfredo de Sousa
www.missaoportasabertas.wordpress.com

Nenhum comentário: